Conheça os principais pontos na manutenção preventiva do seu caminhão

Conheça os principais pontos na manutenção preventiva do seu caminhão

Caminhões são mais que meras aquisições. Quem adquire um caminhão passa a ter em mãos, além de um meio de transporte, uma verdadeira ferramenta de trabalho, com a capacidade de dar total retorno do valor investido nela. Para tal, é necessário que seu veículo – seja um caminhão, um utilitário de carga ou até automóvel para transporte de passageiros – precisa funcionar da melhor forma, dando menos despesas quanto seja possível. Muitos são os fatores que influem neste ponto mas, definitivamente, a manutenção preventiva da sua frota é o caminho para obter a melhor performance e lucro com o seu companheiro de estrada.

 

Quando pensamentos em manutenção periódica, a principal ideia que nos vem à mente é a de ter dores de cabeça ao acabar “ficando na mão” num momento crucial. É importante lembrar, entretanto, que um veículo do porte de um caminhão e com a função que ele exerce quando tem um mal funcionamento, pode acabar acarretando em atrasos, perda de clientes por consequência deste atraso e até em acidentes. Portanto, pode-se entender que a manutenção preventiva é mais que um investimento, é uma ação consciente em prol do seu negócio e da sua vida.

 

Abaixo, elencaremos alguns pontos essenciais que pedem sua atenção na hora de verificar como a sua máquina está de saúde. Entretanto, é sempre importante prestar atenção nas recomendações feitas pelo fabricante do seu veículo no manual do proprietário. É lá que o motorista poderá verificar qual o tempo de uso ou a distância percorrida indicada para a troca de algumas peças, quais são as indicações de utilização de outras e mais informações de extrema relevância. Como nem tudo pode ser previsto e panes acontecem, vale sempre estar a frente do problema e prevenir a “dor de cabeça” com a manutenção preventiva.

 

Os pontos abaixo podem te ajudar a saber o quê verificar quando for cuidar do seu veículo:

 

Sinalização

Sempre troque lâmpadas aos pares, para evitar diferenças na iluminação de ambas. Não se esqueça de ajustar os fachos de luz para visualizar melhor a pista e as placas e não atrapalhar ninguém durante sua viagem.

 

Freios

Nunca deixe de checar o nível de água dos sistemas que funcionam à bomba hidráulica. Sempre drene a água condensada nos reservatórios dos sistema pneumáticos. Pode-se reparar possíveis danos neste sistema através de empresas de remanufatura de peças para caminhões, economizando dinheiro e tomando uma atitude mais sustentável.

 

Filtro de Combustível

Esteja sempre atento à recomendação do fabricante para a troca deste componente.

 

Exaustão

Esteja atendo a vazamentos, quebra de suportes e barulhos estranhos.

 

Suspensão

Verificá-los por completo anualmente é essencial.

 

Câmbio

Revisar o funcionamento é sempre essencial. A prevenção sai muito mais em conta que o conserto de câmbio para caminhão.

 

Direção

Outro importante sistema que merece atenção especial, já que o custo de uma caixa de direção para caminhão ou ônibus é obviamente mais alto que seu reparo ou manutenção.

 

Outros pontos essenciais como filtros de ar e motor, baterias e cabos, palhetas do para-brisa, sistema de climatização, vidros, fluídos, pneus e rodas, correias, óleo do motor e seu filtro e luzes de funcionamento do motor precisam ser checados. Para não esquecer de nada, vale sempre levar seu veículo ao profissional em que você confia e manter registro de cada manutenção feita.

Entre em Contato Conosco

Contamos com uma equipe especializada pronta para lhe atender

Telefone - Unidade SP

(11) 3934-4300

Celular / Whatsapp - Unidade SP

(11) 97276-4708