Control Parts | Artigo

O que é uma caixa de direção?

O que é uma caixa de direção?

A caixa de direção é um componente importante para o conforto e comodidade do cliente na movimentação do volante, contribuindo com a locomoção do veículo. É uma peça composta por eixo setor e sem fim, sendo uma unidade compacta que requer uma lubrificação especifica para que evite ter desgastes seus componentes fora do tempo útil de durabilidade. Ela é responsável por transmitir os movimentos do volante para as barras e articulação.

 

 

  • OS TIPOS MAIS COMUNS DA CAIXA DE DIREÇÃO

Com setor e rosca sem fim, é um modelo muito utilizado em picapes, jipes e veículos de linha pesada, esta caixa tem uma combinação de um parafuso com rosca sem fim e parte de uma engrenagem, as duas peças necessitam de inspeções frequentes, regulagem e verificação do óleo, pois pode ocorrer a corrosão.

Com pinhão e cremalheira é bastante utilizado em veículos de linhas leves, o sistema tem a função de transformar o movimento circular em movimento retilíneo que garante o amortecimento das vibrações e impedindo que cheguem ao volante.

 

 

  • COMO SABER SE É A CAIXA DE DIREÇÃO QUE ESTÁ RUIM?

 

Fique atento em alguns problemas comuns, que pode ocorrer por conta do desgaste de sua caixa de direção. Verifique sempre se encontra com folgas principalmente com o veículo parado, observe se o movimento está sendo transmitidas as rodas, verifique também se ao manobrar o mesmo se encontra muito dura, pois a força excessiva também é uma indicação que sua caixa de direção está com problemas. São indicações de que já está na hora de realizar uma manutenção em sua caixa de direção.