Control Parts | Artigo

O que é uma bomba hidráulica?

O que é uma bomba hidráulica?

Bomba hidráulica tem a função de regular a pressão do sistema hidráulico e gerar a vazão. A bomba hidráulica é um componente rotativo utilizado para converter a energia mecânica em energia hidráulica através do fluxo criado no sistema. Seu fluxo determina a quantidade e a velocidade que o fluido pode se mover.

Com o decorrer do tempo  ocorre o desgaste natural da bomba hidráulica, sendo assim à necessidade de realizar a manutenção preventiva. Deve-se observar alguns sinais que o veiculo demonstra, em veículos de linha pesada se deve observar se a direção hidráulica está pesada para ambos os lados, caso isto esteja ocorrendo é recomendável realizar a manutenção de sua bomba hidráulica o quanto antes, caso esta manutenção não seja realizada é prejudicial ao seu sistema de direção por um todo.

TIPOS DE BOMBAS HIDRÁULICAS

Os modelos de bombas hidráulicas variam entre as que possuem polia engrenagem, pistão e manuais, cada modelo é utilizado de um método diferente por possuírem diferentes atributos.


 


·         Bomba de engrenagem


Este modelo de bomba hidráulica é formado por dois canais de entrada e saída, mecanismo composto por duas engrenagens que tem como função bombear o liquida causando assim a baixa da pressão em um lado, ela possui mais vibrações que as outras e um pouco mais barulhenta. Este modelo é utilizado no setor industrial, como agrícola fazendo parte dos tratores.


·        Bomba de palheta


Este modelo de bomba hidráulica é composta por um fluxo de ventoinhas, são geralmente mais silenciosas que os modelos anteriores e também mais suaves, a bomba hidráulica de palhetas são bastante utilizadas em ambientes interiores, máquinas de usinagem e injetoras plásticas.

·         Bomba de pistão


Este tipo de bomba hidráulica é composto por um disco inclinado que tem como função principal determinar a movimentação dos pistões, podendo se adaptar ao sistema de pressão tendo uma flexibilidade maior que os outros modelos. Este modelo de bomba hidráulica geralmente é mais eficiente.