Control Parts | Artigo

Para que serve uma caixa de marchas?

Para que serve uma caixa de marchas?

Você já parou para imaginar que a função da caixa de marchas em seu veículo? Não? Fique tranquilo, a Control Parts vai te explicar!

Digamos então que o câmbio ou (caixa de marchas) em seu veículo funciona como uma espécie de multiplicador de força, ou até mesmo força do motor, isto permite que o motor disponibilize a força correta para distintas situações durante o percurso como, por exemplo: Acelerar, Reduzir a velocidade, ajustar a potencia nas vidas em subidas e decidas etc.

O que denominamos marcha seria a variação de rotação do motor junto ao eixo, quanto maior a torração do motor em relação à rotação do eixo, maior será a força e menor a velocidade.

Nos veículos de linha pesada, pode-se chegar a 18 ou 36 marchas, já que a demanda de força é maior do que em veículos de linha leve com até 5 marchas.

Lembrando que grande quantidade de marchas não necessariamente quer dizer que o veiculo é mais forte, já que quanto maior torque o motor tiver, menor será a quantidade de marchas em seu câmbio como, por exemplo, o conhecido padrão “H”.

A Control Parts espera ter contribuído um pouco mais para seu conhecimento, e lembrando que realizamos a manutenção de câmbios, entre em contato e agende uma avaliação em seu veículo.